|
ASGARDH, hell and heaven
Ridertamashii:animes,mangas,HQs,cultura POP
Magnólia
SHINE, O BRILHANTE!
O SHOW DE TRUMAN
SIN CITY, the movie
MATRIX, Muito mais que luz ou magia
MATRIX
Basic Instinct
JESSICA ALBA PARA MACHO II
Don Juan de Marco
The Exorcist (O EXORCISTA) |
quarta-feira, março 07, 2007 |
Resumo do Filme Talvez o mais reputado dos filmes de drama/terror, cuja temática, relacionada com a possessão demoníaca de uma adolescente de doze anos, causou choque entre as platéias mundiais. Contudo, tal não impediu o seu sucesso junto do público e da crítica, tendo recebido dez nomeações para o Oscar e vencido em duas categorias: melhor argumento adaptado e som. O filme foi extremamente controverso: para além das cenas de exorcismo, blasfêmias e auto-mutilações, o argumento baseia-se no best-seller de William Peter Blatty, que por sua vez se baseou num caso verídico verificado em 1949, em que um jovem adolescente americano fora submetido a um exorcismo que durou dois meses. Na primeira parte do filme, acompanhamos uma escavação arqueológica em Nínive, no Iraque, dirigida pelo padre jesuíta Lankester Merrin (interpretado por Max Von Sydow). No seu decorrer, é encontrada uma estatueta do demônio Pazuzu. Merrin tem a premonição que o espírito do demônio fora liberto. No segundo momento, o filme centra a história em Washington, onde a recém divorciada, atriz de sucesso, Chris MacNeil (interpretado por Ellen Burstyn) vive com a sua filha Regan (interpretado por Linda Blair). Contudo, Regan é acometida de uma insólita doença e começa a revelar estranhos sintomas: aparecimento de chagas, vômitos, espasmos, levitação e uma força física fora do normal. Depois de todos os esforços médicos se revelarem infrutíferos, Chris procura o apoio espiritual do padre Damien Karras (interpretado por Jason Miller), ele próprio atormentado por estar a perder a sua fé. O espectro demoníaco começa a manifestar-se violentamente e a apoderar-se do corpo e do espírito da jovem Regan. Karras consciencializa-se de que está a enfrentar uma força superior à sua e solicita o apoio de Merrin para fazerem um violento exorcismo cujas consequências serão trágicas. O Exorcista foi o primeiro filme de terror a ser nomeado para o Oscar de melhor filme. Para a história, ficam algumas cenas marcantes: a volta de 360 graus da cabeça de Regan, as auto-mutilações com um crucifixo, os vómitos verdes e a voz do demónio Pazuzu (gravada pela actriz Mercedes McCambridge).
Em 2000, foi lançada a "versão do diretor" (The Exorcist - The Version You've Never Seen), digitalizado e com mais onze minutos de cenas inéditas.
Ao filme original, seguiram-se as sequências: Exorcista II - o herege de 1977, protagonizada por Richard Burton. Exorcista III, de 1990, com George C. Scott. Exorcista - o início, de 2004, com Stellan Skarsgård e Izabella Scorupco. Este se passa cronologicamente em uma época anterior ao primeiro filme.
Ficha Técnica Título Original: The Exorcist Gênero: Terror Tempo de Duração: 123 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1973 Site Oficial: www.theexorcist.net Estúdio: Warner Bros. / Hoya Productions Distribuição: Warner Bros. Direção: William Friedkin Roteiro: William Peter Blatty, baseado em livro de William Peter Blatty Produção: William Peter Blatty Música: Jack Nitzsche Direção de Fotografia: Owen Roizman e Billy Williams Desenho de Produção: Bill Malley Figurino: Joseph Fretwell III Edição: Norman Gay, Evan A. Lottman e Bud S. Smith Elenco
Ellen Burstyn (Chris MacNeil) Max von Sydow (Padre Merrin) Lee J. Cobb (Tenente Kinderman) Kitty Winn (Sharon Spencer) Jack MacGowran (Burke Dennings) Jason Miller (Padre Damien Karras) Linda Blair (Regan MacNeil) Reverendo William O'Malley (Padre Dyer) Barton Heyman (Dr. Klein) Peter Masterson (Barringer) Rudolf Schündler (Karl) Gina Petrushka (Willi) Robert Symonds (Dr. Taney) Reverendo Thomas Birmingham (Reitor da Universidade) Mercedes McCambridge (Voz do demônio)
Premiações Ganhou os Oscars de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 8 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Ellen Burstyn), Melhor Ator Coadjuvante (Jason Miller), Melhor Atriz Coadjuvante (Linda Blair), Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. Ganhou 4 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Linda Blair). Recebeu ainda outras 3 indicações: Melhor Atriz - Drama (Ellen Burstyn), Melhor Ator Coadjuvante (Max von Sydow) e Melhor Revelação Feminina (Linda Blair).Marcadores: http://asgardh.blogspot.com/ |
posted by iSygrun Woelundr @ 3:40 PM |
|
|
|
|